27 de jan. de 2011

As várias coisas que quase ninguém sabe sobre mim!!!



Inspirada num tópico da maior comunidade adventista do Orkut, da qual faço parte da moderação, resolvi postar este texto neste blog!!!

1- Sou deficiente físico! Sim, tem gente que ainda não se tocou disso ou simplesmente não quer enxergar o óbvio! Mas não custa nada lembrá-los!


2- Não gosto de ser deficiente físico e nem nunca gostei! Mas tento viver dentro dos meus limites e ser feliz! Só tem hora que é um saco! As pessoas esperam que eu faça as coisas numa velocidade que pessoa "perfeita" faz, mas não consigo por mais que eu me esforce!
Não consigo correr, não consigo subir escada todos os dias e muito menos toda hora, não consigo fazer longas caminhadas, não consigo ficar limpando casa, me dói muito as costas pra lavar a louça e mesmo assim tento fazer, pra ninguém ter pena de mim! Mas sofro muito!


3- Já passei por problemas terríveis por causa do meu problema de audição! Já perdi muitos amigos, já levei fora de graça por isso e já fui prejudicada no trabalho! Por ser surda total de um lado e o outro ser surdez moderada, tenho o hábito de ler os lábios das pessoas e juntamente, observo os gestos delas e chego à alguma conclusão de obviedade, pra saber o que falaram!! E isso de certa forma as vezes me prejudica, pois as pessoas acham que estou fingindo ser surda, quando na verdade faço leitura labial e corporal!!

Algo que nunca esqueço, quando me jogaram na cara que eu estava fingindo, que eu tinha “escutado sim senhora” e que minhas lágrimas eram de crocodilo!!Escutar isso de pessoas que eu adorava foi cruel demais!!


4- Detesto quando falam que nós, os deficientes, temos que nos aceitar assim do jeito que somos quando eles mesmos, não nos aceitam nas suas rodas de amigos, não nos chamam pra sair, viajar, pois vai ser trabalhoso pra eles ou vai estragar o carro!

E trabalhar então? Quase ninguém aceita a idéia de que temos o direito de trabalhar 6 horas por dia, querem que trabalhemos as 10, 12hs diárias e executar tarefas que só os “normais" podem fazer!


5- Me dá nos nervos quando gente normal vem e me fala (mesmo que brincando) que se estivesse no meu lugar, trabalhando as 6hs que eu trabalho, faria muito mais do que eu faço!! Ok, então fique cega, surda e com limitações pra andar que eu garanto que tal pessoa não vai agüentar nem um dia assim. Vai pedir pra morrer!

6- Não gosto que sintam pena de mim!Odeio! Pena? Galinha que tem, vai ter com elas!Pra cima de mim não!

Mas também não gosto quando não são solidários e não compreendem o nosso universo ou tentam se aproveitar, querendo humilhar, passar por cima da gente! Acham que deficiente físico gosta de fazer corpo mole, adora faltar no trabalho, chegar atrasado (serve pra todos os empregadores, facilitem o transporte dos seus empregados, que nunca vão chegar atrasados) ou que não tem capacidade o suficiente pra resolver grandes problemas da vida!

7- Fico frustrada quando não consigo entender as pessoas, por mais que eu preste atenção nos lábios e nos gestos! Tem pessoas que botam a mão na boca, me impedindo de fazer leitura labial ou simplesmente falam com a “boca fechada”. Pior é quando peço pra repetir um pouco mais alto, normalmente ou a pessoa repete, mas sem aumentar o tom e continuo sem entender bulhufas ou a pessoa fica extremamente irritada por ter que repetir! Acabam chamando outras pessoas que estejam perto de mim, ao invés de falar um pouco mais alto! Hei, pera lá, não é difícil falar mais alto, né? Por isso que gosto da escrita, nada melhor do que escrever! Quer me falar algo e eu não consigo entender? ESCREVA e o problema está resolvido!

8- Também me sinto um peixe fora d’água quando todos a minha volta estão rindo pacas e eu séria! Não é porque eu não achei graça não, é porque eu não escutei mesmo, se quiserem repitam pra mim, num tom audível!! Mas não fiquem falando que sou anti social e blablabla!


9- E a coisa que acho mais sem escrúpulos, satânico mesmo, sem caráter é quando se aproveitam que tenho problemas de audição pra me prejudicar ou falar mal de mim! Mas desses, eu deixo nas mãos de Deus, pra Ele cuidar!

10- Detesto cantar com playback! Sinto falta de São Paulo também por isso, eu sempre tinha um ótimo pianista à minha disposição pra tocar pra mim, quando ele não conhecia a música ele que corria atrás, pra aprender e tocar!Eu não precisava ficar que nem maluca atrás da música ou partitura!

E também não gosto quando me chamam pra cantar e não vem me buscar! Seja apresentação em igrejas, seja participar de grupo ou coral! Me quer mesmo no grupo, então me busque aqui em casa, simples assim!



11- Eu ficava furiosa, quando me diziam que eu tinha que procurar namorado com os mesmos problemas que eu! Ou seja, eu teria que me apaixonar de qualquer maneira por alguém com mesmos problemas físicos, mas com uma personalidade nada agradável?!

Não podia me apaixonar por uma pessoa que eu me desse bem, independente de ter problemas físicos ou não?!

Diziam que eu não poderia namorar pessoas “perfeitas”, normais porque não combinaria! Hã?

Nunca aceitei isso e graças a Deus, me casei com uma pessoa que sempre me dei bem, contrariando as previsões da minha mãe e de váaaarios amigos e colegas, de que eu nunca me casaria!


12- Sou gorda mesmo..e tenho raiva de quem fala que sou assim por ser sem-vergonha!!
Não sabem nem da metade da história e das coisas que deixei de comer ao longo da vida pra tentar ter uma vida saudável!
Acham que é fácil fazer caminhada, quando não posso. Fazer natação, quando não tenho dinheiro! E se cortar o que como, vou parar de comer literalmente pois eu como pouco!

E argh, detesto quando acham que eu como 10 hambúrgueres, mais 30 litros de refri, trocentos pacotes de bolacha, milhares de pedaços de pizza, danones, quilos de chocolate por dia, quando não consigo nem comer duas fatias de pão integral POR DIA e NÃO bebo refrigerante, nescau, café, não como bolacha recheada e mais um monte de coisa! Fritura?? Uma vez por mês e olhe lá! Chocolate, meio amargo por sinal está fechado tem mais de 2 meses!E se me deixarem fico sem comer o dia todo e não reclamo!!
E ainda me chamam de sem-vergonha, que tenho que parar com minha “gula” (hein?) e emagrecer de vez por todas! Odeio quando falam isso, inda mais quando é parente meu ou médico!
Eles tendem a desacreditar quando falo que como pouco! (ah Pri, todo gordo fala que come pouco..você não é diferente!)

Meu marido sabe que falo a verdade e não agüento comer muito não!! Mas tenho dificuldade imensa pra emagrecer!!

13- Tenho pavor de pensar em fazer cirurgia no pescoço!!! rs

E você, o que não sabemos de ti?!
Muitas vezes as pessoas têm medo de falar o que pensa, com medo de magoar ou de ser prejudicada! Só que o ser humano não tem bola de cristal! É necessário falar, reclamar, avisar, deixar bem claro as coisas, pra ninguém ter dúvida nenhuma!!
Claro que há os riscos, nunca se sabe quem pode ser a pessoa sem escrúpulos a querer te prejudicar numa dessas!! Só que nós, temos tantos meios de comunicação à nossa disposição, que algumas vezes precisamos abrir nossos corações pra ver se o grupo de gente boa consegue nos entender!!
Preconceito é algo muito burro e abominável perante Deus! Será que você tem tomado atitudes preconceituosas, sem nem se dar conta?!
Deus requer da gente a perfeição no amor! Amar ao próximo é o segundo maior mandamento que Ele nos deixou! E amar é nos colocarmos no lugar dos outros, tentar compreender, ser solidário, não prejudicar, não fofocar, não falar mal, é ajudar e aceitar ser ajudado, é orar, é agir!!
Temos nós, como seres humanos com problemas físicos ou não, amado as pessoas que nos cercam em casa, no trabalho, na escola, na igreja, na rua?!
Temos nós criado consciência, de que apesar das semelhanças somos todos diferentes e precisamos compreender as pessoas constantemente e passar por cima de nossos orgulhos, da ganancia, do apego material e sermos mais solidários?!
Não precisam escrever as coisas que ninguém sabe sobre vocês, mas se sintam à vontade caso queiram! Só quero que todos nós, possamos refletir a cada dia, sobre o que é verdadeiramente o amor que Deus nos pede!!
Tenham um bom restinho de semana e fiquem com Ele!!!
Com amor,
Pri.

2 comentários:

. disse...

Adorei o post Priscila. Parabéns!

Cláudia disse...

Pri,não sabia que tu tinha um blog,mas agora que sei vou ser tua leitora assídua!Amei tua postagem,pois sei bem teu drama por 3 motivos básico:1° minha sogra é surda e lógico muda, e me irrita muito quando estamos em lugares públicos falando por sinais e alguém olha com cara de piedade ou desprezo,2° meu filho do meio tem dislexia e sindrome de asperger, e vive num mundinho só dele (como é difícil as pessoas compreenderem ele),3° meu esposo acho que devido a mãe dele ser surda,tem perdido gradativamente a audição,e temos que repetir muitas vezes o que falamos,mas acho que pra muitos ter de se repetir tira pedaço,né!Se Deus não faz distinção de pessoas, quem somos nós para fazer? Cada um tem seus limites, mas muitos confundem deficiência com incapacidade, pelo contrario,seu como meu filho sofre para ler,mas mesmo assim ele desiste,mesmo que depois eu tenha que ler pra ele ,ser deficiente nada mais é que diferente, mas não dispensável ou sem utilidade,o problema do mundo é a busca da perfeição externa,enquanto seu interior está em ruinas.Perfeito só existe um:JESUS,nosso Senhor e Salvador.Bjs Pri, bom sábado e parabéns pelo teu blog!